Conhecido por ter

UM ESTILO ÚNICO NA GUITARRA

QUEM É JURANDIR DÃ SILVA 

Filho de Sr. Jurandyr e Dona Gilda, nasceu na Bahia, cidade de Salvador, no dia 13 de janeiro de 1970 no bairro da Liberdade, um dos bairros com a maior população afrodescendente do Brasil.
De ouvir rádio e discos de vinil com seu pai, nasceu o amor pela música. Sr. Jurandyr, seu pai, promovia rodas de samba com os amigos nos finais de semana, o que o levou a ter o primeiro contato com instrumentos de percussão.
Ainda criança, ouvia o Bloco afro Ilê Aiye que ensaiava ao lado da casa de seu tio no bairro do Curuzu, vizinho ao bairro da Liberdade.

A MÚSICA

Aos 12 anos começa a tomar aulas de violão, aprendendo canções de Chico Buarque, Tom Jobim e dos grandes mestres da MPB.
Aos 15 começou a tocar com um grupo de adolescentes que reproduziam, na época, os frevos de Armandinho Dodo e Osmar e algumas canções de MPB. Na época tinha uma guitarra com um defeito nas tarrachas e só tinha 4 cordas para tocar. Mesmo assim seguiu em frente e começou a ter contato com os palcos da cidade de Salvador.
Aos 17 anos montou seu primeiro grupo de rock influenciado pela onda pop rock que tomou conta do Brasil na década de 80.
Aos 19 anos começou a se entusiasmar pelo jazz, que começava a aflorar em alguns palcos de Salvador, capitaneado pelo baterista Ivan Huol do grupo “garagem”
Foi ainda convidado para tocar no grupo “Agape” e realizar o seu primeiro trabalho com o jazz e música instrumental.

UM ESTILO ÚNICO

Para Jurandir, não bastava tocar bem, era preciso se expressar com sua bagagem percussiva no violão e na guitarra. Assim, ele desenvolveu um estilo único que associa melodia e harmonia do instrumento de cordas com as batidas percussivas. Mesclando as influências da música afrobaiana, MPB e Jazz, Jurandir dã Silva cria uma técnica percussiva original nesses instrumentos gerando um estilo único que é o seu grande diferencial como músico.

A MÚSICA COMO PROFISSÃO

Aos 22 anos Jurandir dã Silva começa a trabalhar profissionalmente em vários grupos da música baiana, e aos 25 anos entra como músico da banda base do projeto Jam no Mam que revolucionou a música jazz e instrumental da cidade de Salvador.
Seguiu expandindo os seus horizontes acompanhando muitos artistas da cena local e tocando com grandes ícones da música brasileira como Nico Assumpção e Artur Maia.
Em 2006 inicia um trabalho de direção musical da cantora Mariene de Castro, também fazendo parte da sua banda e se aprofunda ainda mais na música afrobaiana.
Em 2011, como convidado, realiza um workshop na Berklee School of Music, na cidade de Boston nos USA, uma das escolas de música mais renomadas do mundo.
Em 2013 muda-se para Barcelona, na Espanha, onde reside até hoje, com o objetivo de realizar a fusão da música brasileira com a música do mundo.
Já realizou diversos shows na Europa com artistas de renome nacional e internacional como: Gilberto Gil, Gal Costa, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Saulo, Trio da Cali, Jaques Morelembaum, Paula Morelembaum, Seamus Blake, Toninho Horta, Nelson Veras, Andrea Motis, Carme Canela, Miguel Llamas, Mariene de Castro, Fabiana Cozza, Fredrik Noore, Armadinho Macedo, Nelson Ayres.

Em 2023 muda o seu nome artístico de Jurandir Santana para Jurandir Dã Silva
Atualmente faz parte da tour mundial, “London Ko”, da grande cantora maliense Fatoumata Diawara.

PREMIAÇÕES

No ano 2000 ganhou o Prêmio Itaú cultural culminando em uma apresentação na sua sede na cidade de São Paulo junto com a grande cantora Lia de Itamaracá.
No ano de 2002 foi indicado para 5 categorias do Troféu Caymmi, um concurso musical de grande relevância no cenário baiano que já revelou grandes artistas como Ivete Sangalo. Foi premiado na categoria de melhor arranjo para a música “Embaraçado” de sua autoria.
Em 2007 ganhou o Prêmio Braskem de Música e gravou o seu primeiro disco intitulado como “Só Brasil”. Esse disco originou a sua primeira turnê por várias partes do Brasil.